Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Puro leite Português!


Enquanto no Brasil empresas de laticínios se preocupam em fraudar o leite vendido para a população, os portugueses, que de burro não têm nada, se preocupam cada vez mais com a qualidade da matéria-prima.
Desde o ano de 2006 alguns produtores utilizam um robô de ordenha.O Robô Dairy System é fabricado na Dinamarca sendo o mais avançado robô de ordenha e completamente autônomo.
Com este robô é o animal que decide a hora da ordenha. Quando tem fome ou necessidade de aliviar excesso de leite a vaca se dirige para a máquina porque é lá que é colocada a comida.
Quando a vaca se aproxima tem um dispositivo elétrico que a identifica abrindo a porta e permitindo a entrada do animal.A comida cai num recipiente e a vaca é ordenhada enquanto come.
A vaca é ordenhada quanto sente necessidade, não sendo forçada, o que permite tirar o maior proveito do animal já que a ordenha é feita em torno de cinco vezes por dia nos períodos de alta produção, e em torno de duas vezes por dia quando a produção está baixa.
O produtor não interfere em nenhuma etapa da ordenha podendo controlar a produção à distância bastando para isto estar conectado a Internet.
A máquina custa entre 150 e 160 mil euros permitindo poupar custos com mão de obra e investir no aumento da produção.
Quando se investe na obtenção higiênica do leite não há necessidade de enganar os consumidores fraudando o produto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro quero parabenizar o prof. Claudio pelo blog, importantíssimo e com informações impressindíveis para os consumidores saberem como e quando exigirem qualidade! Pois só quando passarmos a exigí-la, ignorando produtos que prejudiquem nossa saúde ou nos enganem, é que produtores começaram a investir nisso, como esse exemplo de Portugal! Se nos contentamos com leite com aditivos nocivos, ou apenas nos espantamos e nada fazemos pq a indústria gastará para oferecer um produto melhor? Daí um ponto que nos faz refletir, aliás não apenas referente a controle higiênico, atualmente a ponto nacional não?
Abraços a todos e parabêns pela iniciativa Claudio

Priscila Manzalli - Nutricionista, consultora de Segurança Alimentar

Unknown disse...

adoreii a matéria!!!quem deveria lê-la era os donos das empresas de leites!e que eles reflitão!!!para só assim consumirmos produtos saudáveiss!
mas enfimm!!! valeu pela matériaa!!!!