Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Você sabe a origem da palavra "dedetização"?


Registra-se deste a antiguidade o uso de praguicidas com a finalidade de proteger as colheitas dos ataques dos insetos que a cada ano comprometiam mais a produção. Com o passar dos anos para atender a crescente demanda de alimentos estes produtos tornaram-se mais necessários.
Então na década de 40 surge um dos primeiros produtos sintéticos que tinha ação rápida, longo efeito residual e era menos tóxicos para o homem do que os praguicidas disponíveis na época, o Dicloro Difenil Tricloroetano ou simplesmente DDT.
O DDT foi utilizado na Segunda Guerra Mundial para prevenção de tifo em soldados, que o utilizavam na pele para combater piolhos. Mais adiante seria usado na agropecuária, no Brasil e no mundo, pelo baixo preço e grande eficiência.
O uso do DDT, que é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados, saiu dos campos e atingiu as cidades para combater os insetos que causavam doenças como a malária e outros incômodos sendo inclusive utilizado pelos governos dos países da Europa e das Américas.
Desta forma surgia então o termo “dedetização” que até hoje é utilizado por empresas que prestam o serviço de combate a pragas.
Os seres humanos podem ser contaminados através da inalação ou ingestão de alimentos, devido a grande lipossosubilidade e à lenta metabolização acumula-se na cadeia alimentar e no tecido adiposo.
Trabalhos já relataram a contaminação por DDT em legumes, leite, cacau, arroz, aves, hortaliças, óleos de soja, de milho, de girassol e azeite de oliva.
A intoxicação aguda nos seres humanos caracteriza-se pela presença de erupções dolorosas na pele (cloracnes), dor de cabeça, tonturas, convulsões, insuficiência respiratória e até morte, dependendo da dose e do tempo de exposição3.
O livro "Primavera Silenciosa" de Rachel Carson, em 1962 foi o primeiro trabalho a se contrapor ao uso indiscriminado do DDT.
A Organização Mundial da Saúde em 1995 publicou um informe técnico dizendo que o DDT poderia ser utilizado para o controle dos mosquitos transmissores da malária e de outras doenças transmitidas por artrópodes, desde que se cumpridas determinadas condições de segurança.

2 comentários:

prof. Cláudio Lima, disse...

Um camarada me mandou email sugerindo um termo mais atual:deletização...vamos deletar baratas, formigas e cia.hehehe
mas meu caro, não podemos pq o máximo que consigueremos é controlar esse povo aí!!!
mas valeu pelo bom humor rsrss

Anônimo disse...

Noosa eeh muito bom me ajudou bastante aki obrigadinha aiii!!