Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"Chumbinho" não para de matar!


Em Setembro último uma criança de 3 anos morreu depois de comer biscoitos recheados de chocolate e morango.
Laudo do instituto de criminalística de Recife mostrou que os biscoitos continham carbamato que é um veneno usado para matar ratos mais conhecido como chumbinho.Os biscoitos foram encontrados em um barco por um pescador que é avô da criança.
Ontem, 13 de novembro, 10 funcionários de um hospital de Salvador foram envenenados e a suspeita também é de que tenha sido com chumbinho, enquanto tomavam café com leite que estava numa garrafa térmica na copa do hospital. A bebida havia sido preparada na própria cozinha do local.
Os médicos suspeitaram de envenenamento por causa dos sintomas de náuseas e diarréia que se manifestaram em apenas 15minutos após a ingestão da bebida.
A secretaria de saúde da Bahia coletou amostras de sangue e de urina das pessoas contaminadas para efetuar exames e o resultado mostrou alterações provocadas pela ingestão do veneno.
A polícia ainda não sabe o que motivou o crime.
Vale salientar que muitas vezes intoxicações provocadas por venenos acontecem devido a dedetizações feitas de forma irresponsável e por pessoas que não tem orientação técnica para isto.
No início deste ano na cidade de Sobral-CE, dezenas de pessoas sofreram intoxicação após ingerir tapiocas contaminadas com metomil, que pertence ao grupo químico carbamato.
Segundo informe técnico da ANVISA tanto as tapiocas quanto a fécula de mandioca usada como ingrediente estavam contaminados. As tapiocas devido ao contato com o veneno na hora da produção(falta de controle higiênico-sanitário no local) a fécula provavelmente contaminada no local de armazenamento o que sugere uma dedetização feita de modo errado, sem cuidados e sem acompanhamento de técnico responsável.
Dica: ao contratar uma empresa de dedetização verifique o resgistro da empresa, a capacitação dos técnicos e consiga referências de empresas onde a mesma presta serviço.Não faça dedetização por conta própria, pode ser fatal!

Nenhum comentário: