Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

sábado, 10 de novembro de 2007

Leite Longa Vida (não é de hoje)




Não é de hoje que se coloca soda caústica e água oxigenada no leite para "disfarçar" a falta de qualidade da matéria prima.A soda serve para neutralizar a acidez do devido ao crescimento de microrganismos com produção de ácido lático. Já H2O2 serve para matar os microrganismos.


Não entendi o espanto de todos.A imprensa só soube disso agora?Afinal de onde achavam que vinha o termo "longa vida"? Para mim "longa vida" estava relacionado à prática realizada a muito tempo.Não é de hoje.

9 comentários:

Unknown disse...

não vou mentir!! fiquei assutada simm!!e vou te contar! parei de tomar leite!!não sabia dessa prática!!isso é saudável???creio que não!!!
mas explica aí!!! esses elemntos podem causar câncer???ou doenças???

Gabriela Pinheiro disse...

Realmente, vi numa comunidade com pessoas q trabalham com leite, q disseram q isso j� era usado h� muito tempo... Mas s� agora, q a m�dia fez essa pol�mica toda...

Unknown disse...

realmente fiquei espantada quando ouvi tal notícia. Sabia que a qualidade do leite que tomamos não é assim tão exemplar, mas a adição de H2O2 é uma grande falta de respeito com o consumidor!!!!Agora retomando o que a Laodicéa falou...quais são as consequencias da ingestão de H2O2???

prof. Cláudio Lima, disse...

A adição de H2O2 e soda pode causar desde uma pequena gastrite até a morte dependendo da concentração adicionada.Porém na concentração usada para fraudar o leite não há perigo algum.O grande problema aí é a safadeza destes caras que deveriam estar na cadeia.

Anônimo disse...

Estava faltando alguem daqui falar sobre isso. Espero que aumente a frequência dos posts, e se precisar de ajuda com o layout, e recursos do blog, eu posso ajudá-lo, seria um prazer. visite o meu e veja o post do leite adulterado. www.webtecnologias.blogspot.com

Unknown disse...

Oi professor Cláudio, faço Nutrição e gostaria q vc pudesse me esclarecer melhor com relação a essa fraude no leite longa vida,se é uma fraude como dizem, pois vi no seu blog que isso já é de muito tempo, e deu a entender, ao meu ver, que a adição de soda caustica e H2O2 são permitidas, desde que em quantidades dentro do limite estabelecido. Estou certa? Mas aí nao entendi quando vc postou aki que os caras deveriam estar na cadeia; seria pq passaram dos limites estabelecidos? Gostaria que me respondesse, pois mtas vezes a midia nos informa de maneira erronea e incompleta! Obrigado!!

prof. Cláudio Lima, disse...

OLá Caroline,
Não, não.Você entendeu errado.O texto ironiza uma situação real.
veja bem, o uso destas substâncias É ILEGAL!.Contudo, mesmo sendo ilegal, existe esta prática que é do conhecimento de muitas e muitas pessoas.Agora, na quantidade que eles usaram para fraudar o leite, não causa mal algum.Só que isto é muito sério, até pq eles podem colocar a mais por engano e matar alguém.ironizei com relação à mídia pq, como falei, "todos" já sabiam disso, mas nada nunca foi feito e agora quem garante que farão?
grande abraço

Unknown disse...

Ah, ta ok prof. Claudio Lima! Bem q eu achei q eu estava confundindo algo msm!! Pq ainda lembro um pouco de minhas aulas de Análise de Alimentos, e nós trabalhavamos muito com leite, principalmente com os exames de detecção de fraude; e lembro bem q a soda caustica estava no meio, hehe!Mas eh, com certeza a nossa fiscalização sanitária ainda eh muito falha, mtas coisas acontecem "por debaixo dos panos" e com certeza, nao soh no setor relacionado a alimentos, mas em muitos outros (como o politico),a midia acaba "manipulando" as reais informações, e quem sempre acaba prejudicado é a população, principalmente as pessoas q são leigas no assunto... Mas eh isso ai, vamos ficar de olho nesse caso do leite, e nao deixar q ele entre em esquecimento e q a nossa vigilancia continue na mesma...
Um abraço!

Anônimo disse...

Todo leite longa vida tem estas porcarias:
expessante, clarificante e conservante.
Cambada de manés, quando que um alimento natural dura 5 meses.
Pelo amor de Deus, não deem este leite para seus filhos menores, é uma bomba.