Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Cuidado com o Sushi negada!

Na cidade de Fortaleza os restaurantes japoneses multiplicam-se rapidamente.Portanto, aqui vai um alerta para os apreciadores de Sushi.Cuidado com a Difilobotríase! Esta é uma doença causada pelo parasita Diphyllobothrium.O mesmo atinge cerca de 10metros de comprimento no intestino delgado.Também é conhecido como a tênia do peixe.Este verme é como se fosse um "primo" da tênia, só que o ciclo biológico dele passa pelo peixe e o da tênia pelo porco ou gado. Em São Paulo váras pessoas se contaminaram com o verme em 2004 e 2005.
Sintomas: A doença é assintomática(80% dos casos não apresenta sintomas).
Como prevenir: Ingerindo peixe bem cozido. No caso de sushi(peixe cru),
congelando-o a -20graus celcius por 7 dias ou -35 graus celcius por 15horas.
O que observar nos restaurantes?
Avalie bem o local onde você consome sushi com relação à higiene dos manipuladores, higiene ambiental e certifique-se de que o estabelecimento congela o salmão. Procure falar com o responsável pelo controle de qualidade.Seja exigente!
Atenção: O Diphyllobothrium é um verme, um parasita, e não um microrganismo.As bactérias(um tipo de microrganismo) não morrem quando o alimento é congelado.Este verme morre, como vimos.
Caso
Outro dia fui num restaurante japonês e perguntei ao garçon: - o salmão daqui é congelado?Resposta: -não senhor, imagina.... aqui o peixe é bem fresquinho! opsssss, meia volta!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa professor, que coisa hein!!eu como sushi direto e nãi imaginava isso.Valeu pela dica!
Ricardo Abreu

Anônimo disse...

Eu já achava nojento, agora é que não como mesmo!!!
Marta

Anônimo disse...

e os outros peixes?