Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Resultado comentado da pesquisa sobre comércio ambulante de alimentos


Todas as pessoas que participaram da pesquisa concordaram numa coisa: o comércio de alimentos por ambulantes precisa de modificações.
Através de fiscalização mais severa para 70,58% das pessoas.Proibindo a venda de alimentos perecíveis para 17,64% dos entrevistados e proibindo a venda de qualquer alimento, perecível ou não, nas ruas das cidades para 11,76% das pessoas.
A minha posição não é tão radical a ponto de achar que deva ser proibida a venda de qualquer alimento nas ruas por ambulantes.Não vejo problemas por exemplo na venda de refrigerantes, picolés, biscoitos ou outros alimentos industrializados e embalados adequadamente.
Mas acho que deveria ser proibida sim, a venda de alimentos perecíveis como sanduíches, salgadinhos, churrasquinhos e outros produtos sem qualquer condição de venda como água em sacos plásticos e sucos feitos com água que só Deus sabe a procedência.
Acho que no meio das ruas não há condição estrutural nem de manuseio adequados. Os alimentos são expostos à fuligem, poeira, animais, não há água tratada e nem sabão para que o vendedor possa higienizar as mãos. Também não há como se fiscalizar essa quantidade toda de ambulantes.
Outro agravante é a questão das temperaturas das regiões nordeste e norte do país e também em outras regiões, que no verão, atingem até 45ºC. Isso favorece consideravelmente a multiplicação microbiana nos alimentos.
Sei que se trata de uma questão de empregabilidade e até de sobrevivência como outro dia me falou uma pessoa. Mas também acho que é questão de sobrevivência para quem consome estes alimentos no meio das ruas sem qualquer condição de higiene e armazenamento.
Envie sugestões para o nosso BLOG.Você também pode enviar alguma dugestão de pesquisa da qual você gostaria de saber a opinião das pessoas.
FIQUE DE OLHO NA SAÚDE!

Nenhum comentário: