Você pede para visitar a cozinha dos locais onde você se alimenta?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Resultado comentado da última pesquisa

Esta foi a pesquisa com o maior numero de participantes até o momento.Atingimos 45 nesta semana.

Segundo a pesquisa a maioria das pessoas (58,69%) come verduras ou frutas fora de casa se julgar o local limpo.
Mas o que é um local limpo?
Sem lixo aparente? Sem sujidades sobre as pias ou balcões? Se o banheiro é limpo?
Na realidade eu sou uma das pessoas(28,26% das respostas) que não consome frutas e verduras de forma alguma fora de minha casa, explico.
Mesmo que o local seja aparentemente limpo, como vamos ter a certeza de que as frutas e verduras foram higienizadas corretamente?Ou seja, lavadas e depois desinfectadas com hipoclorito de sódio.
Por mais que o local seja limpo, se a higienização das frutas e verduras não for efetuada da forma correta, estaremos sujeitos a contrair uma doença transmitida por alimentos.(DTA)
Portanto eu não aconselho o consumo deste tipo de alimento fora de sua casa.Nesta você garante a higienização correta dos alimentos.

Em restaurantes e lanchonetes eu peço sanduíches sem salada, não como saladas em self service nem como saladas de frutas na rua.
Isto porque 2 pessoas próximas a amigos meus tiveram problemas sérios com estes alimentos:o primeiro no Ceará,ficou cego de um olho. O segundo em Brasília, faleceu.Isto sem falar nos inúmeros casos de diarréias e dores abdominais.
Aos que respoderam que dependia da fome(13,04% das respostas) eu sugiro se alimentar de outra coisa.

Comente, deixe sua opinião.Apresente seu ponto de vista.

E continue participando de nossas pesquisas e divulgando nosso blog.

4 comentários:

Hélia disse...

Concordo com vc Prof. Não temos nenhuma garantia que restaurantes, lanchonetes e afins higienizam corretamente as frutas e verduras dispostas para consumo. Mas como pode uma pessoa que almoça diariamente em self-services ter uma dieta saudável, com todas a vitaminas e minerais necessários, sem consumir frutas e verduras?

prof. Cláudio Lima, disse...

Oi Luíza, obrigado por participar.
Na verdade não há muito o que fazer: ou você conhece a fundo o restaurante, seu proprietário e funcionários e tens a certeza que eles fazem SEMPRE a higienização, ou você não deve consumir pq neste caso é melhor não ingerir as vitaminas destes alimentos no almoço do que colocar em risco a saúde ou a própria vida.Você pode lançar mão nestas ocasiões de tabletes de vitaminas ou levar de casa para o trabalho frutas para consumir no lanche da manhã e da tarde de forma a não deixar de consumir vegetais com suas fibras, vitaminas, minerais e pigmentos.
grande abraço e continue participando e divulgando nosso blog.

Andreia Torres disse...

Concordo com o prof. Cláudio. O jeito é levar suas próprias frutas de casa para os lanches da manhã e da tarde. Além disso procure fazer pelo menos ou o almoço ou o jantar em casa para que possa comer uma boa salada. Se não quiser jantar não tem problema: faça seu sanduíche da noite com folhosos (pode ser alface, rúcula, repolho...) e outros vegetais (tomate, cenoura e beterraba ralada etc...)

prof. Cláudio Lima, disse...

A Dra Andreia Torres é nutricionista e possui um blog excelente, um dos meus favoritos.
http://andreiatorres.blogspot.com/
Acessem e aprendam na sua agradável companhia.